- Área: 156 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Ximena Fuentealba + Jacqueline Staforelli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal e seus dois filhos queriam uma casa de fim de semana no campo, a apenas 40 minutos de Santiago. A exigência foi a seguinte: os espaços públicos devem ser livres e abertos para o exterior e separados do privado. Os espaços público e privado devem funcionar de forma independente.
O terreno escolhido pelos proprietários está localizado dentro de uma área ecológica protegida com vegetação típica e animais selvagens, na região central do Chile. Além disso, o terreno tem um declive íngreme que permite uma vista deslumbrante de todo o vale de Angostura de Paine.
O acesso ao local é orientado do sul para o norte, na direção da inclinação da encosta. Isto levou ao posicionamento de dois volumes: um no nível de acesso e outro no nível inferior. Um em cima do outro, deslocados, gerando um amplo terraço na cobertura do nível mais baixo, permitindo a expansão de dentro para fora, aproveitando a inclinação e a excelente vista sobre o vale.
Por isso, escolhemos a parte do terreno com inclinação mais suave e com menos vegetação para intervir e construir, a fim de diminuir o impacto sobre o solo e o meio ambiente.
O nível de acesso inclui a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar, o banheiro de hóspedes e a adega, que se articulam em um grande espaço integrado, livre e diversificado, que é totalmente aberto para a vastidão da paisagem através do terraço voltado para o norte, permitindo que a luz natural entre em todo o espaço interior.
O nível inferior possui total uso independente e se conecta ao nível de acesso por uma discreta escada. Aqui estão todos os espaços privados, como o dormitório de hóspedes, a sala de estar, o banheiro e o dormitório principal. O dormitório principal avança na encosta procurando a melhor vista e é separado dos outros espaços para acentuar ainda mais a sua privacidade, gerando uma maior expansão do terraço do nível superior.
O revestimento da casa é totalmente em madeira de pinho local, que se mistura com as cores da terra e da vegetação.